seguidoes

quinta-feira, 17 de junho de 2010

INKICES II

Os Inkices
Os inkices são para os Bantus o mesmo que orixás para os Yorubás, ou ainda, o mesmo que vodum para os Daometanos. Muitos autores cometem o mesmo erro ao tratar das semelhanças existentes entre um inkice, orixá ou vodum, pois confundem semelhanças com correspondência, fazendo-nos acreditar que na verdade se tratam da mesma divindade apenas com nome distinto. Esta visão é equivocada, e cabe a nós desfazermos tal equívoco. Cada inkice, orixá ou vodum possui peculiaridades próprias, tratamento e culto diferenciados. Pode-se sim, dizer que existem pequenas coincidências, como por exemplo o fato de Kabila, Oxósse e Otulu serem caçadores, ou ainda, por usarem as mesmas cores. Mas não há que se confundir um e outro, pois mesmo em suas origens na África se diferem, sendo o primeiro ( Kabila ) originário do Congo, o segundo ( Oxósse ) originário das terras Yorubás e o último ( Otulu ) do Reino do Dahomé.
Desta forma, elenco abaixo alguns dos inkices de Angola e Congo, sem fazer qualquer correspondência entre orixá ou vodum, dando ao lado de seus nomes uma breve descrição :

Aluvaiá, Bombojira, Vangira (feminino), Pambu Njila.
É o inkice responsável pela comunicação entre as divindades e os homens. Está nas ruas, é a este inkice que pertencem as "bu dibidika jinjila" (encruzilhadas). Suas cores são preto, vermelho e azul arroxeado.

Nkosi Mukumbe, Roxi Mukumbe.
É o inkice da guerra, das estradas. É a ele que se fazem oferendas com o fim de obter abertura de caminhos. Sua cor é o azul escuro.
Kabila, Mutalambô, Gongobila, Lambaranguange.
Inkice caçador, habita as florestas ou montanhas. É o responsável pela fartura, pela abundância de alimentos. Suas cores: azul celeste para Mutambô e Kabila, verde para Lambaranguange e azul e branco para Gongobila.

Katendê.
Inkice dono dos segredos das " insabas" ( folhas, ervas ). Sua cor é o verde ou verde e branco.

Zaze, Loango.
Inkice responsável pela distribuição da Justiça entre os homens. Suas cores são: vermelho e branco.

Kaviungo ou Kavungo, Kafungê.
É o inkice responsável pela saúde, estando intimamente ligado a morte. Usa preto, vermelho, branco e marrom.

Angorô e Angoroméa.
Assim como Bombojira, auxiliam na comunicação entre as divindades e os homens. São representados por uma cobra, sendo o primeiro ( Angorô ) masculino e o segundo ( Angoroméa ) feminino.

Kitembo ou Tempo.
É o responsável pelo tempo de forma geral, e especificamente, pelas mudanças climáticas ( como chuva, sol, vento etc), portanto, atribuído a ele, o domínio sobre as estações do ano. É representado, nas casas Angola e Congo, por um mastro com uma bandeira branca. Usa cores fortes, como: vermelho, azul, verde, marron e branco.

Tere-Kompenso.
É um jovem caçador que obtém, seu sustento ora através da caça, ora através da pesca. Suas características são as mesmas das dos caçadores ( Kabila, Mutambô, Gongobila, Lambaranguange) unidas as características dos inkices da água doce ( Kisimbe, Samba ). Suas cores: azul claro e amarelo ouro.

Matamba, Bamburussenda, Nunvurucemavula.
Trata-se de um inkice feminino. É guerreira e está intimamente ligada a morte, por conseguir dominar os mortos ( "Vumbe" ). Suas cores são o vermelho e o marrom avermelhado.

Kisimbi, Samba.
Inkice feminino, representa a fertilidade, é a grande mãe. Seu domínio é sobre as águas doces. Sua cor é o amarelo ouro e o rosa.

Kaitumbá, Mikaiá.
Também um inkice feminino, tem domínio sobre as águas salgadas ( " Kalunga Grande" , o mar ). Sua cor: branco cristal.

Zumbarandá.
É um inkice feminino, representa o início, vez que, é a mais velha das mães. Também tem relação estrita com a morte. Sua cor: azul.

Wunge.
É o mais novo dos inkices. Representa a mocidade, a alegria da juventude. Durante o toque para este inkice, a dança se transforma numa grande brincadeira.

Lembá Dilê, Lembarenganga, Jakatamba, Kassuté Lembá, Gangaiobanda.
Inkice da criação, ora apresenta-se como jovem guerreiro, ora como velho curvado. Está ligado a criação do mundo. Quando jovem tem como cores o branco e o azul, quando de idade avançada, apenas o branco.

Zambi, Zambiapongo.
Não se trata de um inkice, mas sim do Deus Supremo, o grande criador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...